segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As 10 coisas mais irritantes do Twitter

1-) LOL Quiz – São aqueles testes idiotas com resultados quase sempre aleatórios que, aparentemente, não têm um jeito de bloquear a opção do resultado virar um tweet. Solução: não usem (nem tem graça mesmo) ou perderão muitos seguidores impacientes (Vale também pro Buytter, Mafia150, etc.).

2-) “Me indica que eu te indico” – Não tem jeito, se a pessoa passa o dia todo só indicando outros pra ganhar seguidores e não posta nada de divertido ou útil, merece unfollow. Existe um dia apropriado pra isso – o #FollowFriday (só não indiquem todos os que vocês seguem ou seu #FF perde o sentido). Ao invés de inchar a timeline dos outros com indicações, se o que vocês querem é apenas mais seguidores, usem um script! (Só não irritem o @Cardoso ou ele vai encher seu saco porque você usa script!)

3-) Gente que pede pra explicar a piada – Se não entendeu uma piada ou “tirada”, leia de novo até entender. Ficar pagando de “loira burra” só pega bem pra quem quer ser dançarina do É o Tchan.

4-) Twittar sem parar – Se você não tem uma mente insana de um @christianpior e não tem 150 mil seguidores que te agüentam só porque você é famoso, escrever sem parar é uma prova de que você não lê o que os outros escrevem. E quem não recebe atenção, vai, com certeza, parar de te seguir.

5-) Narração – Twitter é um saco na hora de grandes eventos, e aí, estão incluídos desde reality show, novela, jogos de futebol (há até quem narre jogo do Vasco, série B), Miss Galáxia... Todo mundo tem televisão, quem quer assistir, assiste; quem não quer, vai pra internet. Isso é o mandamento maior do @OCriador (Comentários pertinentes, e aí vai do bom senso de cada um, são válidos, assim como detalhes que só você viu).

6-) Spoilers – Nunca, jamais conte o final de um filme ou seriado: quem morreu, quem sobreviveu, se o Jacob existe ou não, se o George é homossexual ou não; tem sempre quem não vê pela internet, que deixa pra ver só em DVD, ou quando sair na TV a cabo. Enfim, quem fala um spoiler, com certeza, vai falar outro de novo. Ou seja, pare de contar o final do Harry Potter 6 ou você parará de ser seguido.

7-) Tentar insistentemente falar com os famosos – É o maior pecado dos novos twitteiros, deslumbrados de estarem “perto” das celebridades. Não se engane, se não for um @ticostacruz (que vai sempre responder caçando briga) da vida ou os famosos do Twitter (como a @rosana; até a @twittess, a anônima mais famosa do Twitter, se faz de difícil mais que muita celebridade), pouquíssimos são os que respondem. Claro que se for um comentário muito bom, é capaz de te responderem. Mas você fica naquela: se elogia, é puxa-saco, se critica, quer aparecer. Solução: fique na sua!

8-) Fazer spam pra entrar no Trending Topics – Como me disse uma vez minha amiga virtual @silviamarques, “se for um assunto relevante, entrará no TT”. Apesar do TT ter uma predominância gigantesca de assuntos dos EUA, alguns do Brasil já entraram sem necessidade de spam. Não sou contra campanhas espontâneas como a do “Chupa” @aplusk, mas marcar dia e hora pra fazer spam pro TT (e pior, com uma campanha que nem deles era), como fizeram @mionzera e seus @twpirata é ridículo. Isso vale também pros fãs de Jonas Brothers e McFly, frequentes spammers (Quer saber os assuntos nacionais mais falados no Twitter, visite o http://www.blablabra.net/).

9-) ReTwittar sem dar crédito – Precisa falar alguma coisa? A pessoa simplesmente copia sua frase e não lhe dá o devido crédito.

10-) “O que você está fazendo?” – Tem quem leve a sério a pergunta inicial do Twitter. Isso está tão ultrapassado que até o Twitter a tirou da Home Page. Se você não é famoso, ninguém quer saber que você vai dormir agora ou vai ver TV, ou está estudando mecatrônica. Concentre-se no que é útil e divertido/ engraçado, seja relevante e pronto: ninguém mais ficará irritado com seus posts.